O que é Arqueologia?


Todos temos alguma noção básica sobre o que é Arqueologia. Afinal, quantos filmes de aventura, livros de suspense e mistério, ou mesmo em jogos de videogames não nos deparamos com a figura do arqueólogo?
Explicações simplistas e superficiais concebidas pela mídia sobre o que viria a ser o oficio desse “farejador de culturas”. De fato, na vida real o arqueólogo enfrenta situações inusitadas e tem um cotidiano cheio de surpresas.
As responsabilidades do arqueólogo vêm aumentando a cada dia, já que ele é incumbido de resgatar e conservar a herança cultural humana, lidando com um patrimônio tão frágil e finito quanto os próprios recursos naturais existentes em nosso planeta.
Foi nos séculos XV e XVI que aparecem as primeiras investigações na Europa. Nobres e membros do alto clero (papa, bispos e arcebispos) iniciam escavações com o objetivo de encontrar relíquias religiosas para suas coleções particulares. Não havia nenhum método e esses "caçadores" eram meros colecionadores de objetos históricos.
Os métodos propriamente ditos começaram a surgir em meados do século XVIII com as descobertas das cidades romanas de Pompéia e Herculano. Essas cidades, soterradas pelo vulcão Vesúvio no ano de 79 a.C, guardam informações sobre a vida e a cultura na época do Império Romano.
Dessa forma a Arqueologia pode ser definida como a ciência que estuda o passado humano a partir dos vestígios e restos materiais deixados pelos povos que habitaram a Terra. Podendo assim através desses vestígios materiais – fragmentos de cerâmica, ferramentas em pedra, instrumentos de caça e pesca, restos de alimentos, etc. – obter informações sobre as culturas antigas, reconstituindo aspectos socioculturais e ambientais da vida dessas populações. Os vestígios matérias ou resto da cultural material estudados pela arqueologia variam nas diversas partes do mundo, podendo ser pegadas, pinturas ou gravuras em rochas, armas e ferramentas, e, principalmente os utensílios domésticos usados no dia-a-dia de grupos extintos.
Por ser uma ciência a Arqueologia, como outra qualquer, utiliza de métodos de investigação e trabalho científico. Atua em parceria com outras áreas do conhecimento como, por exemplo, Antropologia, História, Sociologia, Química, Paleontologia, Botânica, Biologia entre outras.
Contudo não se pode limitar a Arqueologia ao estudo apenas de um passado remoto da Humanidade. Nas Américas, convencionou-se chamar de Arqueologia Histórica a pesquisa feita em locais ocupados pelos europeus e africanos que entraram em contato com os indígenas durante o processo de colonização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário