Atividades desenvolvidas pelo PROCA

No interior da Paraíba, existe um número significativo de sítios arqueológicos. Entre os citados bibliograficamente e os conhecidos pelo Programa de Conscientização Arqueológica, somam-se mais de mil em todo interior paraibano.
    Dos sítios arqueológicos conhecidos na Paraíba, mais de 70% são identificados através de Registros Rupestres (gravuras e pinturas estampadas em paredões rochosos, distribuídos nos leitos dos rios, vales e serras).
           Devido à sua fragilidade, esses monumentos estão vulneráveis à ação do tempo e principalmente à destruição humana que vêm sendo responsáveis pela danificação parcial ou total dos sítios arqueológicos, tendo como fatores: a construção civil, a extração de rochas, a falta de informações e consequentemente o vandalismo.
    A destruição de um sítio arqueológico é irreversível, assim como o resgate de vestígios sem utilização de técnicas especificas, pois deixa o material sem contexto e praticamente inválido para a pesquisa científica.
    Infelizmente, não são apenas os monumentos arqueológicos que sofrem com a destruição humana; o contexto natural no qual estão inseridos também é agredido e destruído pela ação do homem, perdendo, nesse caso, o valor paisagístico.
    Para diminuir a rápida destruição dos sítios arqueológicos e seu contexto natural, o PROCA vem desenvolvendo um trabalho de conscientização, junto às comunidades, em parceria com as Prefeituras Municipais.
    Tendo em vista a irregular situação econômica da maioria das comunidades próximas aos sítios arqueológicos, o Programa visa desenvolver um trabalho de sustentabilidade, incentivando a implantação do ecoturismo na região.
    O Programa de Conscientização Arqueológica, dentro dos seus princípios, desenvolve um trabalho de caráter educativo, informativo e multidisciplinar, esperando contribuir para implantação urgente de um trabalho permanente de proteção e exploração turística nos sítios arqueológico da Paraíba. Vem desde 1995, realizando um trabalho em parceria com as Prefeituras Municipais que possuam em seus territórios indícios arqueológicos/paleontológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário